O projecto O Douro à volta do Mundo – Magellan World tem como objectivo a promoção de diferentes ações de internacionalização da economia e da identidade duriense (modos de vida, arquivo da memória, Patrimónios da Humanidade e património imaterial), baseando-se em pelo menos 100 empresas das áreas do vinho, do turismo, da cultura e dos produtos endógenos e instituições regionais de base alargada e sendo suportada por uma componente tecnológica inovadora.

 O Douro à volta do Mundo – Magellan World aproveita ainda a lógica da Rede Mundial das Cidades Magalhânica e o espírito da portugalidade associado à epopeia das descobertas, servindo esta parceria para melhorar aspetos de logística, de organização e de articulação nos contextos onde decorrerão ações promocionais, servindo de agentes simplificadores, o que melhorará o desempenho final e os objetivos empresariais em causa.

O promotor do projeto é a AETUR, que conta já com 14 anos de existência e com uma vasta experiência em projetos centralizados na região duriense.

A candidatura O Douro à volta do Mundo – Magellan World tem como objetivo a internacionalização da região do Douro assente nos seus fatores diferenciadores – Turismo, Vinha, Vinho, Gastronomia, Paisagem, Património e Cultura, que se afirmarão como esteios fundamentais do processo de desenvolvimento económico da Região e dos seus agentes, nomeadamente a promoção dos seus produtos e serviços tendo em vista a efetivação de negócio.

A candidatura O Douro à volta do Mundo – Magellan World está, portanto, focalizada na consolidação da marca Douro como destino turístico de excelência, no reconhecimento da qualidade do produto vinho ao nível nacional e internacional, potenciando o desenvolvimento competitivo do sector vitivinícola e está assente num crescente reconhecimento da mais-valia do trabalho em rede por parte dos mais variados agentes económicos territoriais e alavancado por uma base tecnológica inovadora.

O Douro à volta do Mundo – Magellan World quer catapultar o Douro para elevados patamares de visibilidade e de oportunidade de negócios à escala nacional e internacional, potenciando a notoriedade, o reconhecimento e as visitas ao território.

O projecto vida ainda o estabelecimento de parcerias e trocas comerciais e culturais e a internacionalização do Douro, envolvendo um conjunto de instituições da região, assente nos pilares identitários do território – Turismo, Vinho, Vinha, Cultura, Paisagem, Património, Rio e Turismo Fluvial.

O Douro à volta do Mundo – Magellan World quer tornar o Douro numa região pioneira a nível global no uso desta tecnologia de comunicação / promoção que vigorará nos próximos anos, possibilitando desse modo e por ser pioneira a comunicação desses conteúdos de forma “viral” na internet;

Este projecto quer fazer a apresentação de produtos e serviços do território a operadores e investidores, mediatizar as ações realizadas nas cidades onde decorrerão as ações, dotando as mesmas e os seus conteúdos de maior visibilidade e ainda procurar articular a dinâmica com o Trade Internacional.

Pretende ainda fomentar ou reforçar a oferta do destino nos países-alvo e potenciar a efetivação de negócio, nomeadamente nos sectores do turismo e do vinho.

São ainda objectivo de O Douro à volta do Mundo – Magellan World dotar o Douro de maior visibilidade e notoriedade externa, nos diversos mercados e valorizar chancela UNESCO associada ao Douro e Côa, a organização de  circuitos turísticos, segmentados, tendo em vista a sua comercialização nos principais mercados emissores, apresentando-os aos prescritores.

Finalmente, um dos grandes objectivos deste O Douro à volta do Mundo – Magellan World é aumentar o fluxo de turistas no território.

Para concretizar os objectivos a que o projecto se propõe, serão desenvolvidas 7 ações:

  • Inovação;
  • Fam Trips;
  • Ações de Promoção Externa Direcionadas;
  • Monitorização;
  • Plano de Comunicação;
  • Disseminação;
  • Coordenação e acompanhamento de projeto.

 

Na sua estruturação destacam-se três ações fundamentais:

  • Inovação – Realidade Virtual
  • Fam Trips (Familiarisation trips)
  • Ações de promoção externa direcionada (Fora da Europa)

 

Ação Inovação“Realidade virtual chega em força a partir de 2016” – Fonte: Exame Informática / sapo.pt

Esta ação representa uma forte aposta tecnológica do projeto, pioneira a nível global, e traduz-se pela criação, desenvolvimento, levantamento e disponibilização de conteúdos de realidade virtual. Este sistema, antecipa na Região a próxima tendência tecnológica que influenciará o mundo digital nos próximos anos, contribuirá para o desenvolvimento das ações do projeto, quer comerciais, quer promocionais, introduzindo a realidade virtual nas mesmas e permitindo a interação dos diversos interlocutores com o território de maneira virtual (tendencialmente turístico). Esta compreende:

A Inventariação / seleção de 115 locais / bens relevantes e posterior levantamento no formato específico VR (Realidade Virtual) produzindo a partir daí conteúdo em Realidade Virtual direcionado para os aspetos da comercialização e promoção nacional e internacional no sector do turismo, vinhos e valências de base endógena.

Os conteúdos recolhidos em formato adaptado à realidade virtual serão posteriormente editados nos aspetos de: afinação de cor / trimming / estabilização – e posteriormente normalizados para formatos multiplataforma.

Ação FAM TRIPS (Familiarisation Trip)

Esta ação consiste na vinda ao Vale do Douro de opinion makers (jornalistas especializados, bloggers, colunistas, entre outros), agentes comerciais (turismo, vinho) e especialistas em redes de Patrimónios Mundiais com perfil internacional e da área do Turismo. A vinda destes prescritores ocorrerá após seleção e convite prévio.

Serão desenvolvidas 3 FAM TRIPS. Uma em 2015, uma em 2016 e outra em 2017.

As Fam Trips terão um importante impacto nos resultados do projeto sendo esperados os seguintes indicadores:

  • Publicações / Comunicações / inserções em artigos de opinião de âmbito internacional: 50
  • Área geográfica de internacionalização: Europa, Ásia, África, Continente Americano e Austrália;
  • Circuitos apresentados: 50;
  • Inserções em circuitos de operadores internacionais: 30;
  • Destinatários Previstos: 15.000.000;

 

Ações de promoção externa direcionada (Fora da Europa)

Estão previstas duas ações de promoção externa do território duriense, sua paisagem, cultura, cinema e património, a sua vinha e seus vinhos e demais produtos endógenos, direcionados a países chave com segmentos alvo – Brasil e Argentina – enquadrados com os perfis de mercado que se ajustem aos produtos turísticos do território. Nesses países, com elevada recetividade a produtos existentes e com significativo potencial de crescimento, serão então desenvolvidas ações de promoção dos produtos, dirigidas a agentes económicos e opinion-makers, previamente selecionados e convidados.

Uma ação decorrerá na cidade de São Paulo (20 milhões de habitantes | área metropolitana) e a outra Buenos Aires (13 milhões de habitantes | área metropolitana).

Para além do promotor não existem mais beneficiários, contudo, foram estabelecidas parcerias estratégicas que potenciam estreitas ligações entre os mais variados agentes da região, construindo, sedimentando e alavancando relações de confiança e elevando a qualidade do trabalho desenvolvido. As entidades parceiras são:

  • CIMDOURO, Comunidade Intermunicipal do Douro (www.cimdouro.pt)
  • Porto e Norte de Portugal (www.portoenorte.pt)
  • Missão Douro
  • Museu do Douro (www.museudodouro.pt)
  • UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Liga dos Amigos Douro Património Mundial
  • Escola de Hotelaria do Douro
  • Great Wine Capitals (www.greatwinecapitals.com)
  • Associação Sabrosa Douro XXI (asdouroxxi.com)
  • Município de Sabrosa (www.sabrosa.pt)
  • Rede Mundial de Cidades Magalhânicas
  • Acôa – Centro Unesco / Arquivo da Memória
  • Douro Film Harvest
  • Setor empresarial